O que é terceirização?

A Terceirização de Serviços já é uma realidade nas grandes e pequenas empresas do Brasil. O sistema estabelece uma relação de parceria entre empresas ou entre uma empresa e profissionais, permitindo que cada um se concentre na sua atividade principal. O resultado é um produto ou serviço de qualidade, por isso, a terceirização de serviços é uma tendência que não tem retorno e começa a proliferar em empresas de vários segmentos.

O que é terceirização?

Terceirização é a transferência de atividades-meio (não essenciais) da empresa para os profissionais contratados para a execução das mesmas. É a garantia para que a empresa concentre suas energias nas atividades-fim. A atividade não essencial na empresa mãe passa a ser a atividade principal na terceirizada. Na terceirização os parceiros têm interdependência empresarial estabelecendo-se uma relação de confiança.

A legislação não permite a terceirização da atividade-fim. A sub-contratação desta, gera, necessariamente, vínculo empregatício. Exemplo: a atividade-fim de uma padaria é a de fazer pão, mas para funcionar, a padaria, precisa ter vários outros serviços, como o de limpeza, que assim como serviço de portaria é uma atividade-meio. Podendo, então ser terceirizada.

Porque terceirizar?

Terceirizar os serviços que não fazem parte de seu objetivo comercial, industrial, com empresa idônea e realmente especializada nos serviços que propõe a realizar.

Com isso o terá mais tempo para se dedicar à sua atividade fim, reduzindo o número de funcionários em folha de pagamento, e conseqüentemente os encargos e o risco da criação de passivo trabalhista.

O movimento sindical tem tornado onerosa a contraprestação dos serviços em vários ramos da atividade conquistando pisos salariais alto. Com a terceirização, os colaboradores alocados são regidos pôr suas respectivas categóricas (Zeladores, Porteiros, Recepcionistas, Telefonistas, Aux. de Limpeza, Vigilantes etc.) o que vai de regra, minimiza o custo de mão de obra em função da categoria predominante do cliente.

Obter reposição em caso de eventuais faltas do funcionário efetivo, bem como nos casos de férias e afastamentos por doença, acidente de trabalho, licença maternidade ou paternidade e outras eventualidades.

Desencargo do gerenciamento dos funcionários.

Terceirização não é

Mágica de fácil aplicação.
Remédio para todos os problemas.
Modismo passageiro.
Aventura de tentativas.
Simples contratação de serviços.
Competição entre as partes.
Política do perde-ganha.
Forma de cortar custos.
Por esse motivo devemos consultar empresas com qualidade e competência.

Terceirização Requer

Reformulação de conceitos empresariais desatualizados.
Visão de modernidade (qualidade, produtividade , competitividade).
Envolvimento e interação entre empresas, livre acesso entre parceiros, integração para todos ganharem juntos.
Confiança e convergência de interesses.
Planejamento estratégico do processo.
Unanimidade do corpo diretivo.

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